sexta-feira, 19 de abril de 2013

Quatro dicas para uma lavanderia bonita e funcional


Difícil encontrar quem diga que a lavanderia é o lugar preferido da casa. Talvez por isso a decoração desse ambiente é tão pouco explorada. Mas deixá-lo tão funcional quanto charmoso pode ser um incentivo a mais para cumprir as tarefas domésticas. A seguir, quatro profissionais revelam seus segredos para equilibrar essa equação.
Marcenaria planejada 
Requer investimento, mas as vantagens, segundo a arquiteta Paula Gianni, são inúmeras: "o material, as cores e os acabamentos - tudo é escolhido pelo cliente. É possível atender cada detalhe e obter praticamente 100% de aproveitamento do espaço de acordo com as necessidades de cada um".
Cores: por que não? 
Quando o branco cede a vez para as cores o resultado é um ambiente mais alegre, cheia de vida e de personalidade. Essa é a aposta de Sônia Ricci, de Belo Horizonte. "Quem tem resistência às cores fortes pode começar pintando apenas um lado ou aplicando um papel de parede. Já os adesivos decorativos imprimem um ar mais divertido", afirma. Está com medo de ousar? "Invista, então, no mobiliário mais colorido ou nos acessórios - cestos, pregadores e nichos com cores fortes já dão umup no décor", garante a arquiteta.
Cada coisa em seu lugar 
Se na casa toda funcionalidade é bem-vinda na lavanderia é essencial. Afinal, é ali onde os pertences de todas as pessoas da casa se cruzam. "Cestos ajudam a setorizar as peças de acordo com as especificações de lavagem. Nas araras e nos ganchos fica pendurado o que está pronto para ser guardado. Prateleiras acomodam produtos de limpeza e roupas para passar", argumenta a decoradora Sandra Pedroso. O mesmo é válido para outros acessórios - ferro, tábua de passar, vassouras -: uma vez guardados ou pendurados na parede otimizam espaço de circulação e garantem um visual estético harmônico.
Capriche nos detalhes
"Colocar os itens de limpeza - sabão, detergente, amaciante, etc. - em outros recipientes garante uma decoração mais clean", comenta a arquiteta Doroty Bassi que também recomenda posicioná-los em bandejas coloridas ou cestos rústicos, por exemplo. Nesse caso, tags e etiquetas são importantes para identificar os itens: capriche neles também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário