quarta-feira, 10 de abril de 2013

Diminua o valor calórico dos alimentos cozinhando no vapor. Veja como


Tudo no vapor
A técnica conserva os nutrientes dos alimentos, diminui o valor calórico da preparação e ainda deixa a comida mais suculenta. Fora isso, é um método rápido, simples e prático que pode ser incorporado facilmente no dia a dia
 vapor-OK

Dicas práticas

  • O tempo de cozimento é extremamente importante para que a receita fique com a textura ideal, pois pouco tempo pode deixar o alimento duro e muito tempo pode deixá-lo mole.
  • Corte os alimentos em pedaços semelhantes e não muito grandes para que o cozimento seja rápido e uniforme.
  • Tome cuidado com o vapor ao abrir o recipiente.
  • Se for cozinhar mais de um tipo de legume, selecione os de textura semelhante para cozinharem no mesmo tempo.
  • Fique de olho na quantidade de água para que não seque, senão a temperatura irá baixar e o cozimento para.
  • Coloque os alimentos afastados um do outro. O ideal é utilizar um recipiente com grelha para que o vapor circule melhor.
  • Capriche nas ervas: você pode fazer um buquê de ervas e colocar ao lado dos alimentos, ajudando a aromatizar a preparação.

Benefício garantido

O cozimento no vapor diminui a necessidade de sal e de adição de gordura e possibilita aromatizar melhor as preparações com as ervas, o que realça o sabor natural dos alimentos. “Ao deixar as preparações mais úmidas, a necessidade de gordura diminui em alguns tipos de preparação como bolos, pães e carnes. Então, além de resultar em pratos mais ***light***, dessa forma é possível prevenir doenças como hipertensão, doenças cardíacas, além de melhorar o aporte de vitaminas e minerais do organismo, importantes em diversas funções no organismo”, explica Maria Cecília Corsi, chef e nutricionista da clínica Livlight (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário