quinta-feira, 21 de março de 2013

Você cuida bem do seu instrumento musical?


Você cuida bem do seu instrumento musical?
É muito comum percebemos o cuidado que os músicos têm com seus instrumentos: embalam com cuidado, tiram o pó, afinam… Mas e os cantores, como cuidam do seu principal instrumento?

Assim como os instrumentos musicais precisam de cuidados para manterem sua qualidade, a voz também precisa de cuidados para manter suas características. Esse conjunto de cuidados é chamado de saúde vocal.

O termo saúde vocal refere-se aos cuidados que cada indivíduo deve ter com a sua voz para prevenção de qualquer alteração vocal bem como a manutenção da qualidade desta voz. É importante ressaltar que a saúde vocal está sempre relacionada à saúde geral do indivíduo, uma vez que todo o corpo colabora com a produção da voz. Embora partam de princípios básicos comuns, esses cuidados devem ser pensados individualmente, pois cada pessoa será sensível a cada um deles de forma diferente.

Para identificar quais são os fatores que prejudicam ou beneficiam a sua voz, é necessário que você observe atentamente: quais são os fatores que estão sempre presentes quando você tem algum problema de voz? Eles podem ser desde os mais óbvios: esforço vocal, alergias, infecções respiratórias…  até razões menos conhecidas como alterações que surgem devido a problemas gástricos, hormonais, ou mesmo porque você faz algum esforço desnecessário quando fala.

Na maioria dos casos, o cantor não consegue perceber quando essas alterações iniciam e só a identificam quando a alteração prejudica seu desempenho durante o canto. Alguns sinais podem indicar a presença de alterações vocais:

- rouquidão por mais de 15 dias;
- coceira na garganta;
- “falhas” na voz durante o canto;
- diminuição da extensão vocal, tanto para agudos como para graves;
- mudança no timbre ou na intensidade vocal

É muito importante que o cantor tenha sempre o acompanhamento de um professor de canto e também de um fonoaudiólogo, que ajudará a conhecer melhor a sua voz, a cuidar bem dela e a identificar possíveis alterações vocais antes que elas se agravem.

E lembre-se: sua voz é um importante instrumento de adoração a Deus. Cuide bem dela!

Fonte: Adoração Irresistível (http://www.soudapromessa.com.br/Jovens/Artigos/tabid/428/articleType/ArticleView/articleId/3985/Voce-cuida-bem-do-seu-instrumento-musical.aspx)

Nenhum comentário:

Postar um comentário